sábado, 27 de dezembro de 2014

Panetone Caseiro

Amigos, hoje a receita que testei foi a de Panetone. Eu me baseei nessa receita aqui. Fazer em casa sempre gera o trabalho e a bagunça final, mas em compensação temos a garantia dos produtos de qualidade que usamos e no meu caso eu sempre aumento o que a receita tem de bom, hoje foi nas frutas cristalizadas, passas e chocolate. Eu fiz a receita em dobro, porque compartilhei com meus amigos que moram perto, e que chamo de cobaias, pois provam as receitas novas e dão a opinião. Todos aceitaram por livre vontade provar.
A receita deu 8 panetones que variaram entre 800 gramas a 1 kilo.

Receita

Esponja:
Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de água morna
  • 4 envelopes do fermento seco
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
Em um recipiente, coloque a água, o fermento, a farinha de trigo e o açúcar. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos. Reserve.

Massa:

Ingredientes:
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 16 gemas
  • 4 xícaras (chá) de margarina
  • 1 colher (café) de sal
  • 4 colheres (sopa) de extrato natural da baunilha (pode usar a essência que tiver e gostar)
  • 2 xícaras (chá) de água morna
  • 2 kg de farinha de trigo
  • Raspas de 3 laranjas
Modo de preparo:
Em outro recipiente, misture o açúcar, a margarina  e as gemas e bata na batedeira até a mistura ficar esbranquiçada. Acrescente  o sal, o extrato, a esponja reservada e a água. Na batedeira troquei  o batedor de massas leves para o de massas pesadas e aos poucos, adicionei a farinha de trigo até dar ponto (a massa deve desgrudar do dedo). Deixei a massa descansar por 1 hora.

Recheio:

Ingredientes:
  • 1 kg de chocolate ao leite  Nestlé cortado em cubos
  • 500 gramas de passas sem sementes
  • 500 gramas de frutas cristalizadas
Modo de preparo:
Após a massa descansar por 1 hora, adicionei todos os ingredientes do recheio e com o batedor para massas pesadas, eu misturei por cerca de 15 minutos e deixei descansar por mais 1 hora.
Depois coloquei nas formas para panetone, fiz um corte em forma de cruz e besuntei com margarina e coloquei em cima pepitas de chocolate callebaut 70% e um pouco de frutas cristalizadas e passas e deixei por mais 1 hora descansando. Depois assei em forno pré aquecido.
Eu sugiro provar a massa no final e se precisar colocar um pouco mais de extrato ou essência, e assar a 180 graus até ficar bem corado em cima, e não esquecer de espetar uma faca ou palito. Eu fiz todas as etapas da receita no mesmo dia, mas se for repetir, vou fazer a noite e deixar para assar no dia seguinte, acho que ficaria melhor com mais tempo para a massa crescer.
O resultado final, nas fotos abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário